Por: Ricardo Árcoli
Há quinze anos atrás eu estava passando pela praça da minha cidade natal e me deparei com o cartaz deste filme que estava em exibição no CINE EDGARD, cinema famoso e hoje já extinto. Não sabia nada a respeito e decidi entrar para conferir. Confesso que chorei!
Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2º Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
Filmes sobre guerra são como objetos em liquidação, existem aos montes. Então, qual é o segredo do filme “O PIANISTA?” Em primeiro lugar, a direção indefectível de Roman Polanski, judeu e polonês e que viveu a destruição da Polônia na guerra, perdendo a mãe e amigos. Segundo, a atuação brilhante, impecável e diria até Chapliniana de Adrien Brody, que expôs um sentimento tão crível que não se faziam necessárias as palavras (que foram realmente poucas durante todo filme) e que arrebataram nossos corações! Reparem no olhar deste ator e depois me digam se estou mentindo, o cara é sensacional!
A obra é magnífica, com fotografias marcantes e deslumbrantes ao mesmo tempo, já o roteiro é algo poético e não se preocupa em explicar muito como tudo aconteceu, cada cena é um soco no estômago, é um filme triste, frio, desesperador, claustrofóbico e intenso demais. Um clássico que deve ser revisitado pelo menos uma vez a cada ano. RECOMENDO APLAUDINDO DE PÉ!!! Valeu e até a próxima!!!!!!
Ficha técnica:
Título: The Pianist
Ano: 2002
Direção: Roman Polanski
Tempo: 150 minutos
Classificação: 14 anos
Gênero: Biografia, Drama, Guerra.
Países: Alemanha, França, Polônia, Reino Unido da Grã – Bretanha e Irlanda do Norte.