Por: Ricardo Árcoli
Na Espanha de 1944, a Guerra Civil já havia terminado oficialmente, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofélia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Adriadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que passaram a morar, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.
“O LABIRINTO DO FAUNO” é um espetáculo visual e uma fábula maravilhosa sobre a pureza de uma criança e como a imaginação pode moldar o mundo, mesmo que este seja apenas nosso infinito particular. Tecnicamente brilhante em todos os sentidos. Uma fotografia fantástica pontuando a tristeza e melancolia em cores frias e paisagens mais quentes nos ambientes externos dão o toque e o clima perfeito para o desenrolar da estória. A direção de arte, bem como os efeitos visuais, assustam e seduzem o espectador da mesma forma, o resultado é o hipnotismo total.
A forma lúdica como Guilhermo Del Toro, diretor e roteirista, constrói essa fábula ligeiramente política é bela e triste ao mesmo tempo. Ofelia, com seu olhar inocente de criança, transforma a violência real que assiste todos os dias em uma brincadeira fantasiosa com o mundo que cria em sua própria mente, assim como Roberto Benigni fez magistralmente em seu “A Vida é Bela” (altamente recomendado) para disfarçar também, os horrores da guerra!
Este filme é uma viagem ao mundo sombrio da fantasia. Vocês já assistiram? Se sim, deixem um comentário para trocarmos uma ideia neste período de quarentena, onde, conversar, ainda que através do computador, é o melhor negócio. Valeu!
Ficha Técnica:
Título: El Laberinto del Fauno (Original)
Ano produção: 2006
Dirigido por: Guillermo del Toro
Tempo: 118 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero : Drama, Fantasia, Guerra
Países: Espanha,EUA, México